Experiências de aprendizagem personalizadas e eficazes que transformam as pessoas, as empresas e a sociedade.
Nossa história
A Wide ganhou vida como Ampla em 2007. Desenvolvendo projetos totalmente customizados em educação corporativa, mudou o paradigma do mercado ao estudar profundamente os públicos de cada projeto, os conteúdos e as competências que precisavam ser formadas.
Nesses doze anos de operação, já treinamos mais de um milhão de profissionais em 130 empresas e clientes, distribuindo diariamente mais de cinco terabytes de conteúdos via internet e satélite, com o objetivo de alavancar a aprendizagem e os resultados das organizações.
Experiências de aprendizagem personalizadas e eficazes que transformam pessoas, empresas e a sociedade.
A arte de transformar
Acreditamos que o melhor caminho para a transformação das empresas, gerando impacto positivo na sociedade, é a transformação contínua do indivíduo pelo conhecimento e pela aprendizagem.
Elaboramos programas de desenvolvimento que geram impactos para o negócio, sempre com foco nos indicadores de performance mais importantes para cada organização.
Clientes









































Clientes









































Nossas bases metodológicas
Andragogia
A Andragogia é uma vertente da educação que estuda caminhos e estratégias para o ensino de adultos. Possibilita conhecer melhor o adulto e elaborar técnicas e ferramentas de estudo que respeitem suas particularidades, necessidades e motivações.
Trabalha com conteúdos mais aplicáveis ao dia a dia e que respondem a necessidades mais imediatas e palpáveis, proporcionando um aprendizado consciente e disseminado de maneira mais madura.
Heutagogia
A Heutagogia é o processo de aprendizagem autodeterminada, com foco na autonomia e na autogestão.
O indivíduo administra sua própria aprendizagem com flexibilidade, buscando formas e modelos adequados às suas necessidades, dentre eles o uso das novas tecnologias da informação e comunicação.
Semiótica
Para além dos discursos verbais e não verbais, a semiótica é a ciência que nos ajuda a classificar e escolher cada um dos signos (representações de algo a que atribuímos valor, significado ou sentido), amplificando a eficácia na transmissão do conhecimento. Nenhuma escolha, seja de cores, de forma ou de discurso, é feita aleatoriamente.
A seleção de cada um dos elementos que compõem nossos objetos de aprendizagem faz parte de um todo, que visa potencializar ainda mais o aprendizado.
70:20:10
É um modelo de aprendizagem que une teoria e prática. A metodologia defende que a aprendizagem ocorre 70% por da vivência ou rotina diária, 20% por meio da interação entre as pessoas e apenas 10% formalmente, por meio de estudo.
Por isso desenvolvemos nossos conteúdos respeitando as oportunidades de estudo de cada um dos nossos públicos e sempre incentivando a troca de conhecimentos e a aplicação prática dos conceitos abordados.
6D´s
A metodologia 6Ds é um conjunto de etapas para elaboração de projetos que envolvam treinamento e desenvolvimento de pessoas, baseado na geração de resultados mensuráveis para o negócio e focado em melhorias das empresas. É composto por 6 disciplinas:
D1 – Determinar os resultados para o negócio;
D2 – Desenhar uma experiência completa;
D3 – Direcionar a aplicação;
D4 – Definir a transferência do aprendizado;
D5 – Dar apoio à performance;
D6 – Documentar os resultados.
Taxonomia de Bloom
A Taxonomia de Bloom, ou taxonomia dos objetivos educacionais, prevê as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:i) cognitivo, ii) afetivo e iii) psicomotor.
A partir dessa divisão, promove uma hierarquização sobre os níveis de compreensão do indivíduo a respeito dos assuntos abordados.
Pirâmide de Glasser
Em sua pirâmide da aprendizagem, William Glasser afirma que a leitura, a audição e a observação sozinhas têm efetividade limitada para a absorção de um conteúdo.
Ainda segundo sua teoria, a memorização é um conceito falho para a maioria das pessoas, que podem simplesmente esquecer o conteúdo ao qual foram expostas. Para se aprender efetivamente é preciso discutir, fazer e, melhor ainda, ensinar aos outros.